População prestigia 1ª edição da Feira Popular de Artesanato na Praça Alencastro

img

A população cuiabana marcou presença nesta sexta-feira (11) na primeira edição da Feira de Artesanato Popular na Praça, que ocorre durante todo o dia, das 07h às 17h,  na Praça Alencastro, em frente ao prédio da Prefeitura de Cuiabá. O projeto conta com apoio do Executivo Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, possibilitando, especialmente que mulheres em situação de vulnerabilidade social - chefes de família, possam expor seus produtos à comunidade. 

Além comercialização de mercadorias, o local é palco para apresentações e manifestações culturais, por meio da declamação de poesias, performances culturais, dança, teatro, música, entre outras. 

A idealizadora e coordenadora, professora Jacy Proença, afirmou que a ação representa a retomada dos trabalhos presenciais em decorrência da crise sanitária da Covid-19 que afetou severamente a categoria de  modo geral, fazendo com que muitas delas migrassem para as redes sociais em busca da garantia do seu sustento. Ainda segundo ela, o evento simboliza também a valorização da cultura regional. 

"Para nós é motivo de alegria, pois não tem sido fácil tudo isso que nós temos enfrentado nos últimos dois anos. Estar aqui significa garantia de renda para essas mulheres, devolvendo um trabalho de auto-estima, abrindo espaço para que outras manifestações da nossa cultura e da nossa arte sejam apresentadas. A exemplo, daqui a pouco vamos estar vendo esse grupos maravilhosos, trazendo o samba que existe em Cuiabá, pois a cidade expressa esse mundo multicultural, integrando diversos povos. Sempre buscamos refletir aqui nesse trabalho, dessas mulheres valorosas, que colocam todo seu sentimento e amor em cada produto", enfatizou. 

Jacy agradeceu o amparo efetivo oferecido pelos gestores, o prefeito Emanuel e o secretário municipal Aluízio Leite, cedendo espaço para a exposição. "Agora nós vamos ter o apoio que tanto precisamos, por demonstração dessa primeira feira de 2022, onde a Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro, determinou à secretaria e ao secretário Aluízio Leite para olhar com carinho  e apoio naquilo que for necessário", completou. 

A comerciante de doces peculiares, Deise Martins destacou que a feira é uma ótima oportunidade para divulgar e mostrar seus produtos, reiterando que se sente lisonjeada em participar. "Para todos nós aqui é uma propaganda do nosso trabalho todo artesanal, feito pelas mãos de mulheres, mostrando para as pessoas como realmente são feitos. É muito importante para termos uma renda a mais", acrescentou a vendedora. 

Joelma Pereira traz consigo a moda afro, indiana, acessórios e bonecas negras. "É uma grande chance de tirar as pessoas que estão no anonimato, pessoas que estão nos bairros e podem estar mostrando para sociedade o empreendedorismo com valor", pontuou ela, bastante entusiasmada com o evento. 

Moradora de Várzea Grande, Maria Aparecida que passa pela praça todos dias durante o trajeto até seu serviço, aproveitou para prestigiar, levando para casa uma sobremesa de sua preferência. "Aqui tem um doce que eu gosto muito e estava 'sumido' há um tempo, então resolvi parar. Gostei muito da organização. Tudo muito lindo", comentou. 

O projeto completa neste mês, 17 anos de existência, alçando voos a nível estadual e nacional, onde já esteve presente em diversos municípios mato-grossenses e em Brasília-DF.   

Fonte: NATHANY GOMES - Prefeitura Cuiabá